Em caso de sintomas de gripe, os doentes devem permanecer em casa e contactar a Linha Saúde24, através do número 808 24 24 24.

Para garantir a proximidade no atendimento à comunidade que servimos, e dando cumprimento às orientações do Ministério da Saúde e da Direcção-Geral de Saúde, o HNSR EPE vai criar uma área de atendimento para doentes com suspeita de Gripe A.

Este Centro fica localizado na área onde tem funcionado o Hospital de Dia e a Consulta de Psiquiatria, uma vez que tem acessos fáceis de e para o exterior, bem como para os Serviços de Internamento. Para o efeito, foi pavimentada a zona de acesso a este local. Entretanto, estas valências de Psiquiatria serão instaladas na zona antiga da consulta externa, adjacente ao corredor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

O atendimento de adultos é assegurado em instalações separadas das reservadas ao atendimento pediátrico. Estão definidas áreas para doentes com suspeita de infecção, salas de observação clínica e de reanimação. Neste espaço prevêem-se, ainda, salas de espera e zona de pausa para os profissionais de saúde. O número de profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e outros) será definido em função da evolução da epidemia.

Devido a esta pandemia, foi accionado o Plano de Contingência já aprovado pelo Conselho de Administração, que visa agilizar todos os processos tendentes ao melhor desempenho do Hospital no atendimento dos doentes envolvidos, sem esquecer uma articulação real e efectiva com o Plano Local, Regional e Nacional.

Recordamos que em caso de sintomas de gripe, os doentes devem permanecer em casa e contactar a Linha Saúde24, através do número 808 24 24 24, seguindo as indicações dadas por esses profissionais. Apenas deverão vir ao Hospital quando encaminhados pela Linha Saúde 24 ou pelo Centro de Saúde.

Relembramos ainda, entre outras recomendações, a importância da lavagem frequente das mãos, da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados ou com o braço.