O Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM EPE) obteve o 1º prémio para Equipas de Melhoria, com o Projecto Integrado de Logística Hospitalar, num concurso realizado pela Associação Portuguesa de Qualidade.
No âmbito do 34º Colóquio da Qualidade, organizado por esta Associação, foram seleccionadas apenas 4 candidaturas a nível nacional, entre empresas públicas e privadas de vários sectores, tendo o Serviço de Aprovisionamento ganho o 1º lugar. Para além do CHBM EPE, tiveram presentes as empresas: SOLVAY, SONAECOM e QUIDGEST.

O Projecto Integrado de Logística Hospitalar teve início em Agosto de 2007, com a beneficiação do seu armazém e a reformulação do processo logístico, através do sistema E-KANBAN. Terminou em Março deste ano com a certificação do serviço, através da norma ISO 9001/2008, sendo o primeiro Serviço de Aprovisionamento do Serviço Nacional de Saúde a obter esta certificação.

Através deste sistema, os 34 serviços da Unidade do Barreiro dispõem de um PDA (terminal móvel) que permite fazer o registo on-line de todos os produtos consumidos. O sistema garante a existência de um inventário permanente, actualizado on-line, cuja informação é recebida no Armazém. Desta forma, é o próprio sistema que faz os alertas da quantidade de material a repor nos Serviços, face aos níveis acordados.

Com este modelo de reposição, e da tecnologia inerente, foi possível reduzir os stocks existentes nos Serviços Clínicos, bem como no Armazém Geral, rentabilizar os recursos humanos e materiais, e garantir a manutenção do inventário permanente dos materiais existentes. Permite, ainda, fazer o controlo efectivo dos prazos de validade dos bens, evitando desperdícios.