Com o objectivo de melhorar os cuidados prestados aos nossos utentes, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE efectuou obras de remodelação nas salas de radiologia das duas Unidades Hospitalares.

De acordo com o Director do Serviço de Imagiologia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, Dr. João Granadeiro, “os equipamentos instalados nas duas Unidades já se encontravam muito desactualizados, com limitações à realização de alguns exames, pelo que a instalação dos novos aparelhos vem permitir melhorar muito significativamente a qualidade assistencial, quer em relação às condições de acolhimento dos pacientes, quer à segurança e qualidade do trabalho técnico realizado”.

Na Unidade Hospitalar do Barreiro foi instalado um equipamento com elevado nível de sofisticação tecnológica, sendo a imagem gerada enviada para o PACS e disponibilizada de imediato para visualização clínica. Estima-se que este equipamento realize mais de 50 mil exames por ano.

RX montijo grande1
No Montijo, para além da remodelação da sala de radiologia e da actualização de toda a área de trabalho técnica, será instalado um equipamento de radiologia não digital, assegurando grande eficiência e versatilidade e respondendo completamente às necessidades assistenciais. Por outro lado, já está a funcionar nesse Hospital um sistema de digitalização de imagem idêntico ao instalado no Barreiro, que permitirá a constituição de um arquivo de imagem sempre disponível e integrará em breve o PACS, passando este a servir o Centro Hospitalar.

Segundo o Dr. João Granadeiro, “este processo de integração que agora se concretiza resulta, para além da nossa participação, do envolvimento empenhado dos Serviços de Instalações e Equipamentos, Sistemas de Informação e de Aprovisionamento, com as quais temos vindo a trabalhar”.