Primeira Unidade na Península de Setúbal

Sua Excelência a Ministra da Saúde inaugurou, no passado dia 27 de Abril, a Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM EPE), a primeira da Península de Setúbal.

UCP2
Os cuidados paliativos constituem uma resposta organizada do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, à necessidade de tratar, cuidar e apoiar activamente utentes com doença prolongada, incurável e progressiva e as suas famílias. São cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva. O objectivo consiste em promover, tanto quanto possível e até ao fim, o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes.

A Unidade de Cuidados Paliativos, que recebeu no dia 22 de Abril os primeiros doentes, tem 8 quartos individuais, com instalações sanitárias e duches adaptados a pessoas com mobilidade condicionada, e fica localizada no Hospital de Nossa Senhora do Rosário. Brevemente, prevê-se o aumento da lotação desta Unidade para 10 camas. De referir, ainda, que a Instituição está em negociações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para, posteriormente, duplicar o número de camas.

Foi nosso objectivo conceber esta Unidade como um espaço diferenciado, garantindo todas as comodidades aos doentes e familiares. Para o efeito, foi dada a necessária atenção aos aspectos relacionados com a hotelaria, designadamente na decoração e mobiliário, que se procurou confortável e adaptado às especificidades dos doentes, mas também leve transmitindo serenidade.

UCP quarto       UCP refeitorio
Os cuidados paliativos têm como componentes essenciais o alívio dos sintomas, o apoio psicológico, espiritual e emocional do doente, o apoio à família e durante o luto, o que implica o envolvimento de uma equipa interdisciplinar de estruturas diferenciadas.

Assim, a equipa da Unidade de Cuidados Paliativos do CHBM EPE é constituída por 1 médica e 8 enfermeiros, com formação avançada em cuidados paliativos, e ainda 7 auxiliares de acção médica e 1 administrativa. Conta, também, com o apoio de uma nutricionista, uma psicóloga, uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma farmacêutica e de guia espiritual.
                                  UCP responsaveis     UCP equipa
Com este investimento pretendemos dar resposta a uma necessidade cada vez mais sentida pela nossa população.