Em parceria com o Departamento de Reumatologia Pediátrica do Royal Hospital For Sick Children da Universidade de Glasgow

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM EPE) participa num estudo multicêntrico, com o objectivo de determinar o impacto da doença reumatológica juvenil como factor de risco cardiovascular.

As crianças e adolescentes com doença auto-imune são particularmente susceptíveis ao risco cardiovascular. Em geral, o processo aterosclerótico começa na infância, altura em que a progressão da doença é lenta. No entanto, em determinadas patologias, como é o caso das doenças auto-imunes, o processo é substancialmente acelerado. 

A auto-imunidade comporta um risco cardiovascular acrescido, pelo que o controlo dos factores de risco tradicionais e da própria doença poderão contribuir para uma redução do risco aterosclerótico destes doentes. Daí a importância deste estudo, da autoria da Dra. Vera Silva Fernandes, pediatra no CHBM EPE.

O estudo em curso, que tem uma duração prevista de 3 anos, decorre numa parceria entre o Grupo de Doenças Auto-imunes do CHBM EPE e o Departamento de Reumatologia Pediátrica do Royal Hospital For Sick Children da Universidade de Glasgow. É baseado na avaliação clínica, laboratorial, mediação da espessura da íntima da artéria carótida interna e velocidade da onda de pulso.

No âmbito deste estudo, foi atribuída uma bolsa à Dra. Vera Silva Fernandes, pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.

O crescente número de doentes com patologia auto-imune leva a que esta seja uma vasta e estimulante área de pesquisa. Daí que o Grupo de Doenças Auto-Imunes do CHBM EPE se dedique não só à vertente clínica, mas também à investigação científica, com o objectivo de melhorar os cuidados de saúde prestados no âmbito da auto-imunidade. Este Grupo é constituído por três Internistas (Dr. Joaquim Rodrigues, Dr. Nuno Fernandes e Dra. Sílvia Rodrigues) e uma Pediatra (Dra. Vera Silva Fernandes).

A Consulta de Doenças Auto-Imunes foi criada em Setembro de 2007 e realizou, até ao momento, cerca de 1 200 consultas. Das patologias mais frequentes, salientam-se a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistémico e a espondilite anquilosante, contando já com uma larga experiência em terapêuticas biológicas.

Posteriormente, em Abril de 2009, teve início a Consulta de Doenças Auto-Imunes Pediátricas, tendo sido efectuadas, até ao momento, cerca de 200 consultas. Nesta avaliam-se doentes em idade pediátrica, até aos 18 anos, com patologia ou suspeita de patologia auto-imune.

Após este período, os doentes transitam gradualmente para a consulta de adultos, tendo sido criada, em Outubro de 2009, a Equipa de Apoio ao Período de Transição da Consulta Pediátrica para a de Adultos, para facilitar esta mudança. Desta equipa fazem parte: uma Pediatra, um Internista, uma Psicóloga e uma Enfermeira Especialista.

O Grupo de Doenças Auto-Imunes está, actualmente, a organizar a criação de um Hospital de Dia e a curto prazo objectiva a constituição da Unidade de Doenças Auto-Imunes.