Funciona todos os dias úteis entre as 9h00 e as 16h00

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) tem, desde o passado dia 8 de Setembro, um novo Hospital de Dia. Trata-se do Hospital de Dia de Doenças Auto-Imunes que tem como principal objectivo avaliar e acompanhar de forma mais próxima os doentes com patologia auto-imune, estabelecendo uma ponte entre a consulta externa e o internamento.

As doenças auto-imunes são, segundo definição do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina, “patologias frequentes, que afectam provavelmente cerca de 5% da população, atingindo qualquer órgão do corpo, às vezes vários, apresentam um amplo espectro de gravidade e resultam de uma má função do sistema imunitário que começa a atacar o próprio organismo”, como por exemplo a artrite reumatóide, a espondilite anquilosante, o lúpus, a síndrome de sjogren, as vasculites, a tiroidite auto-imune, algumas formas de hepatite e muitas outras.

De acordo com o Coordenador do Hospital de Dia de Doenças Auto-Imunes do CHBM, Dr. Nuno Fernandes, “o Hospital de Dia destina-se a doentes que necessitam de procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados em ambiente hospitalar, mas que dada a sua estabilidade clínica não necessitam de internamento”.

HD AU equipa
O Hospital de Dia de Doenças Auto-Imunes funciona todos os dias úteis entre as 9h00 e as 16h00, num espaço contíguo aos já existentes Hospitais de Dia de Pneumologia e de Infecciologia (nas antigas instalações do Hospital de Dia de Psiquiatria). A equipa é constituída por três médicos (Dr. Nuno Fernandes, Dra. Sílvia Rodrigues e Dr. Joaquim Rodrigues) e uma enfermeira (Enf. Leonor Lopes).