A Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE dispõe, desde o dia 6 de Outubro, de novas instalações, situadas no Piso 5.

A nova Unidade dispõe de um conjunto de novos espaços que permitem acomodar as suas múltiplas valências e sobretudo melhorar a organização das actividades. Salienta-se:

- O novo espaço do Hospital de Dia, reequipado com novos cadeirões e material de infusão e monitorização, que proporcionam maior conforto aos doentes e uma maior segurança na administração dos tratamentos;

oncologia hd       oncologia hd2
- O aumento do número de gabinetes disponíveis para consulta, permitindo a rentabilização dos recursos disponíveis nas valências de Psicologia, Nutrição e Serviço Social;

oncologia consulta
- A nova sala para realização das técnicas de tratamento da dor crónica;

- O renovado espaço de trabalho do secretariado, de crucial importância para a melhoria global da Unidade de Oncologia.

oncologia secretariado
Os utentes e os seus acompanhantes têm uma sala muito mais ampla e condigna e a Unidade de Oncologia dispõe de instalações sanitárias completamente renovadas e preparadas para receber pessoas com limitações físicas, sendo ainda o primeiro a disponibilizar um equipamento adequado para a higiene dos doentes ostomizados, com o apoio da Liga dos Amigos do Hospital do Barreiro. Foram, ainda, completamente reformuladas as áreas de apoio.

De acordo com o Responsável pela Unidade de Oncologia, Dr. Jorge Espírito Santo, “este projecto nasceu há 3 anos e foi desenvolvido tendo em conta as potencialidades de diferenciação do Centro Hospitalar nesta área”. E acrescenta: “Houve uma forte aposta na melhoria dos cuidados prestados aos doentes e das condições de trabalho dos profissionais”.

De referir que a actividade na Unidade de Oncologia tem crescido a um ritmo muito elevado, tendo duplicado em 2009 os valores registados em 2004. Perante o rápido aumento da incidência do cancro, mantém-se a aposta na Oncologia como área de desenvolvimento estratégico do CHBM, sendo criada em breve a Unidade de Gestão Integrada da Doença Oncológica.