Sendo a Oncologia uma das áreas de desenvolvimento estratégico do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE foi criada a Unidade de Gestão da Doença Oncológica (UGDO).

Esta Unidade constitui uma nova estrutura de interligação funcional de todas as valências que actualmente diagnosticam ou tratam patologia oncológica, rentabilizando capacidades e recursos existentes, e responderá às necessidades locais e gerais, identificadas nos planos de saúde e reflectidas na rede hospitalar.

A UGDO tem como objectivos privilegiar o interesse do utente, a eficácia clínica e a resposta em tempo útil, de todo o processo que envolverá o doente oncológico, desde o diagnóstico, à terapêutica e ao posterior seguimento, não esquecendo o devido apoio psicológico.

Esta Unidade tem como Coordenador o Responsável pela Unidade de Oncologia, Dr. Jorge Espírito Santo, e como subcoordenadores o Director do Serviço de Cirurgia Geral, Dr. Janeiro Neves, e o Director do Serviço de Radioterapia. Dr. Paulo Costa.