O Serviço de Radioterapia do CHBM EPE renovou a sua certificação, através da norma ISO 9001:2008, pelas actividades de “Planeamento, Administração e Controlo de Radioterapia Externa em Doentes de Foro Oncológico”.

Com a certificação do sistema de gestão da qualidade, os colaboradores do Serviço comprometem-se a cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e técnicos aplicáveis à actividade que desempenham, e a tentar melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade do serviço, visando aumentar a satisfação dos doentes, das instituições que os referenciam e dos profissionais que ali trabalham.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia iniciou a sua actividade no dia 16 de Maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo.

Inicialmente inaugurado com uma unidade de tratamento e um simulador, dispõe actualmente de um segundo acelerador linear de última geração que lhe permite, entre outras funcionalidades, disponibilizar as mais modernas técnicas de tratamento em Radioterapia.

A substituição da unidade de tomografia computorizada, efectuada no inicio de 2010, permite ainda, em conjugação com a nova unidade de tratamento, realizar todas as técnicas de Radioterapia com incorporação de movimento no decurso do tratamento e todas as técnicas com recurso a irradiação em fase de ciclo respiratório.

A localização deste Serviço na Península de Setúbal permite-lhe tratar, para além dos utentes referenciados pelo próprio Centro Hospitalar, os doentes enviados pelo Hospital Garcia de Orta (Almada), Centro Hospitalar de Setúbal e Hospital de Reynaldo dos Santos e ainda Centros de Saúde e Clínicas Privadas com localizações geográficas diversas na região da grande Lisboa, tendo realizado, neste âmbito, 33 552 sessões de Hospital de Dia e 5 008 consultas em 2010.

Desde Maio último, passou ainda a disponibilizar técnicas de tratamento de Radioterapia estereotáxica extracraneana pulmonar e hepática, sendo actualmente o único Serviço a nível nacional a realizar este tipo de técnica, estando, para esse efeito, disponível a receber doentes de todo o país com indicação para esta modalidade de tratamento.