O Serviço de Radioterapia do CHBM renovou a sua certificação pela SGS, através da norma NP EN ISO 9001:2008, pelas atividades de planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico.

Com a certificação do sistema de gestão da qualidade, os colaboradores do Serviço comprometem-se a cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e técnicos aplicáveis à atividade que desempenham; e a tentar melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade do serviço, visando aumentar a satisfação dos doentes, das Instituições que os referenciam e dos profissionais que ali trabalham.

Nesse sentido, pretende-se minimizar a ocorrência de complicações associadas aos tratamentos, otimizar o tempo de permanência dos doentes no Serviço para os tratamentos diários, melhorar os circuitos com as Instituições que referem doentes e garantir a atualização técnica dos nossos colaboradores.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade em Maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Na sua abertura dispunha de um acelerador linear, um simulador e um sistema de planeamento computorizado tridimensional, tendo ficado desde logo as suas instalações preparadas para receber mais um acelerador linear, instalado em 2010, e ainda um equipamento de braquiterapia.

A localização desta Unidade Hospitalar na Península de Setúbal permite-lhe tratar, para além dos doentes referenciados pelo próprio Centro Hospitalar, os doentes enviados pelo Hospital Garcia de Orta (Almada), Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital de Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), entre outros.

Em 2005, ano da sua inauguração, foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura, o Serviço iniciou um período de intensa atividade, tendo tratado o ano passado 1 354 doentes o que corresponde a mais de 30 mil tratamentos.