O Serviço de Aprovisionamento do CHBM renovou a sua certificação pela APCER após 3 anos de ciclo, através da norma NP EN ISO 9001:2008, pelo sistema de "gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços necessários à atividade do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE".

Recorde-se que este Serviço foi certificado pela primeira vez em 2009, ano em que concluiu a 3.ª fase de um Projeto Integrado de Logística Hospitalar, que teve início em Agosto de 2007, com a beneficiação do seu armazém e com a reformulação do processo logístico, através do sistema e-kanban.

Trata-se de um sistema inovador que permite fazer o registo online de todos os produtos consumidos, através de um PDA (terminal móvel), garantindo a existência de um inventário permanente, atualizado online, cuja informação é recebida no armazém. Desta forma, é o próprio sistema que faz os alertas da quantidade de material a repor nos serviços, face aos níveis acordados, que pode ser ajustado em função das necessidades e/ou dos objetivos da Organização.

Atualmente este sistema já está implementado em 53 serviços clínicos no CHBM. Nos serviços de Bloco Operatório, Unidade de Cirurgia de Ambulatório e Técnicas de Gastrenterologia, os três serviços com maior expressão financeira, dispomos de um sistema de imputação ao doente, relacionado com todo o custeio e receita associada ao ato praticado. Este processo foi pioneiro no CHBM e derivou do modelo e-kanban, tendo sido referenciado em relatórios de auditoria do Tribunal de Contas como uma boa prática e recomendado a outras Instituições similares.

Com este modelo de reposição, e da tecnologia inerente, foi possível reduzir os stocks existentes nos Serviços Clínicos, bem como no Armazém Geral, rentabilizar os recursos humanos e materiais, e fazer o controlo efetivo dos prazos de validade dos bens, evitando desperdícios.

Com este projeto o Serviço de Aprovisionamento do CHBM recebeu o 1º prémio para Equipas de Melhoria, num concurso realizado pela Associação Portuguesa de Qualidade em 2009, e também o prémio “Qualidade em Saúde: Certificação” dos Prémios Hospital do Futuro 2009/2010.

De realçar que este Serviço foi o primeiro Serviço de Aprovisionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter esta certificação e o segundo a implementar o projeto e-kanban.