A partir do próximo dia 30 de novembro, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) informará todos os utentes, que utilizem os serviços de urgência, sobre os custos associados aos cuidados de saúde que recebem, entregando um documento informativo para o efeito.

A informação sobre os custos dos cuidados de saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa aumentar a eficiência e a eficácia do Serviço Nacional de Saúde (SNS), podendo induzir uma utilização mais racional dos serviços e o controlo de despesas.

Esta iniciativa, que já está implementada em 15 hospitais, tem como objetivos dar a conhecer os custos inerentes à prestação de serviços e cuidados de saúde disponibilizados pelo SNS; consciencializar para o esforço económico de todos os cidadãos; e promover a utilização mais adequada dos cuidados hospitalares.

O documento entregue ao utente terá a informação detalhada sobre os custos dos serviços e cuidados de saúde prestados e, ainda, a respetiva taxa moderadora referente a cada um dos atos. Trata-se de um documento meramente informativo, que não implica qualquer custo adicional para os utentes.