O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) candidata-se este ano à Missão Sorriso Continente através de dois projetos: “Nascer em Segurança” do Bloco de Partos e “Cuidar em Segurança” da Unidade de Neonatologia.

O projeto “Nascer em Segurança” do Bloco de Partos tem como objetivo disponibilizar à grávida uma maior diferenciação na vigilância materno-fetal, dotando este serviço com uma Central de Monitorização Fetal. Esta Central proporciona um suporte à decisão, fazendo uma avaliação objetiva das situações de risco detetadas; identifica automaticamente o cardiotocógrafo a que a grávida está ligada, permitindo ao profissional atuar de uma forma rápida, eficiente e adequada à situação; e permite à grávida deambular durante o decorrer do trabalho de parto, proporcionando-lhe uma maior autonomia.

Por seu turno, o projeto “Cuidar em Segurança” da Unidade de Neonatologia tem como objetivo melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido no que concerne à prevenção da infeção cruzada. Uma sala para isolamento de recém-nascidos com patologia infeciosa é uma mais-valia para os próprios e uma proteção acrescida para os outros recém-nascidos internados, nomeadamente os prematuros dada a sua fragilidade imunológica. Visamos, em última análise, promover a saúde e evitar a infeção hospitalar.

Vote nos projetos do CHBM até ao dia 31 de dezembro no sítio do projeto Missão Sorriso Continente: http://missaosorriso.continente.pt/projectos.php O projeto do Bloco de Partos encontra-se na página 9 e o projeto da Unidade de Neonatologia na página 18.

Vote e divulgue estes projetos junto dos seus familiares, amigos e colegas de trabalho!