O Serviço de Urgência Básica do Montijo adota, a 26 de março, um sistema de triagem de prioridades no atendimento dos utentes, designado por “Triagem de Manchester”.

As urgências hospitalares existem para o atendimento rápido das situações de risco para a saúde, pelo que quanto mais grave é a situação clínica dos doentes mais rapidamente devem ser atendidos.

Com a implementação da Triagem de Manchester, os utentes passam a ser atendidos de acordo com a sua situação clínica e não por ordem de chegada, diminuindo o tempo de espera dos casos mais graves.

A partir do dia 26 de março, os utentes que recorram à Urgência Básica do Hospital do Montijo passam a ser observados numa sala de triagem e classificados com uma cor – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul – cada uma representando a prioridade clínica com que devem ser atendidos – emergente, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente – e o respetivo tempo alvo recomendado até observação médica.

A Triagem de Manchester, já em vigor em vários Hospitais do País, está reconhecida pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros.