O Centro Hospitalar Barreiro Montijo nomeou, em fevereiro, uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos.

Trata-se de uma Equipa Multidisciplinar com formação específica em cuidados paliativos, constituída por uma médica, duas enfermeiras, uma psicóloga e uma assistente social.

Esta Equipa tem por finalidade prestar aconselhamento e apoio técnico em cuidados paliativos às restantes equipas e serviços do Centro Hospitalar, assim como, aos doentes e suas famílias, em situação de sofrimento decorrente de doença grave ou incurável, em fase avançada e progressiva, com prognóstico de vida limitado.

A intervenção da Equipa será portadora de mais-valias significativas para os utentes e famílias, já que promoverá a prevenção e alívio do sofrimento, a preparação e a gestão do fim de vida e o apoio ao luto, atuando numa vertente não apenas física, mas também, psicossocial e espiritual numa perspetiva de promoção de conforto e humanização.

Finalmente, esta Equipa será ainda relevante para a dinâmica do Centro Hospitalar, já que contribuirá para a qualidade global dos cuidados prestados, expressa pela agilização da articulação com outros recursos de saúde e promoção adequada de vagas para as situações urgentes.