No dia 25 de Março os alunos do curso de especialização em Gestão da Saúde - Angola do INDEG-IUL realizaram uma visita de estudo ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), para não só conhecerem o seu modelo de gestão como as instalações e panóplia de cuidados de saúde aí prestados.

A visita iniciou-se com uma sessão de trabalho no auditório do Hospital do Barreiro, onde foi realizada uma apresentação da instituição, pelo Presidente do Conselho de Administração, em que se falou da realidade atual do CHBM, oferta e procura de serviços, constrangimentos e pontos fortes da organização.

angola1angola2

Seguidamente foi realizada uma exposição sobre o modelo de contratualização de serviços hospitalares em Portugal e a sua aplicação ao CHBM, bem como o modo como neste se concretizou e funciona a metodologia do Balanced Score Card. Através desta, os objetivos institucionais contratualizados pelo CHBM são repartidos pelas suas diversas áreas de atuação e especialidades, abrangendo serviços clínicos e de suporte á atividade clínica, descendo progressivamente até aos objetivos fixados a cada colaborador da organização.

Seguidamente realizou-se uma visita a diversos serviços do Hospital, onde os participantes do curso tiveram a oportunidade de conhecer o modo de organização e funcionamento de diversas especialidades e áreas de apoio, tendo sido colocadas diversas questões pelos mesmos, esclarecidas pelos respetivos responsáveis.

angola3angola4
angola5angola6
angola7

Para a concretização desta iniciativa foi muito importante a colaboração de todos os profissionais do hospital envolvidos, bem como a Prof. Dra. Generosa do Nascimento, docente do INDEG e do curso em questão.

O CHBM disponibilizou-se para toda a colaboração que lhe seja solicitada por unidades de saúde angolanas, designadamente na partilha de experiências de organização de cuidados e metodologias de gestão, situação que foi bem acolhida por todos os participantes.

O CHBM, conforme o enunciado da sua Visão como organização, procura ser uma Instituição de Excelência e uma Referência Nacional, com uma Missão que passa também por promover sinergias com outras instituições e tendo sempre por base valores como o Humanismo e a Responsabilidade, entre outros, nomeadamente na área da formação e partilha de experiências em ações que valorizam a cooperação e o trabalho de cada instituição.