No âmbito das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, a equipa de enfermagem do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo realiza uma campanha que visa sensibilizar os profissionais e utentes para a cessação tabágica.

Neste sentido, foram colocados cartazes junto de vários pontos estratégicos no CHBM, nomeadamente nas zonas onde é permitido fumar, com o objetivo de alertar os fumadores para os malefícios do tabaco.

Todos os anos, a 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a celebração do Dia Mundial sem Tabaco, com o intuito de destacar os riscos de saúde associados ao uso do tabaco e defender a adoção de políticas eficazes para reduzir o seu consumo. De acordo com a OMS, a epidemia do tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas em cada ano, das quais 600 mil são fumadores passivos e, caso não sejam tomadas medidas, a epidemia poderá matar mais de 8 milhões de pessoas até ao ano de 2030.

Sabia que o tabaco é responsável por 90% cancros de pulmão e é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), pneumonia, asma e tuberculose? Sabia que o uso do tabaco duplica os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

Parar de fumar previne a progressão da DPOC e pode reduzir os riscos de AVC para metade, independentemente da idade e do tempo a pessoa fumou. Não é fácil, mas vale a pena o esforço para melhorar a sua saúde. Procure ajuda junto de um profissional de saúde próximo de si!