O Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) renovou novamente a sua certificação, através da norma NP EN ISO 9001:2008, pelo sistema de "gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços".

Recorde-se que este Serviço foi certificado pela primeira vez em 2009, ano em que concluiu a 3.ª fase de um Projeto Integrado de Logística Hospitalar, que teve início em 2007, com a beneficiação do seu armazém e com a reformulação do processo logístico, através do sistema e-kanban.

Com este sistema todos os produtos consumidos nos serviços, onde este modelo está implementado, são registados online, através de um terminal móvel, cuja informação é recebida no armazém. Assim, é o próprio sistema que faz os alertas da quantidade de material a repor nos serviços, face aos níveis acordados, o que pode ser ajustado em função das necessidades e/ou dos objetivos da Organização.

Este modelo de reposição, que está implementado em 65 serviços clínicos/armazéns periféricos do CHBM, permitiu reduzir os stocks existentes nos serviços e no Armazém Geral; rentabilizar os recursos humanos e materiais, evitando desperdícios; e garantir a existência de um inventário permanente dos materiais existentes.

De realçar que o Serviço de Aprovisionamento do CHBM foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde a obter esta certificação e o segundo a implementar o projeto e-kanban. Recebeu o primeiro prémio para Equipas de Melhoria, num concurso realizado pela Associação Portuguesa de Qualidade em 2009, e também o prémio “Qualidade em Saúde: Certificação” dos Prémios Hospital do Futuro 2009/2010. Sendo um serviço de referência a nível nacional, já recebeu a visita de vários hospitais públicos e privados, nacionais e internacionais.