O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo obteve a classificação de “excelência clínica” nas áreas de artroplastias da anca e joelho e de cirurgia da fratura proximal do fémur, no âmbito do projeto “Sistema Nacional de Avaliação em Saúde”, realizado pela Entidade Reguladora da Saúde.

O SINAS@Hospitais é um sistema de avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, onde são avaliadas as dimensões Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente. A dimensão Excelência Clínica, aqui referida, tem por objetivo a avaliação da qualidade dos cuidados de saúde propriamente ditos.

O módulo SINAS@Hospitais conta com a participação de 163 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, que voluntariamente se submeteram à avaliação. O resultado obtido refere-se a episódios de doentes com alta entre 1 de julho de 2013 e 30 de junho de 2014.