O Serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) fez o upgrade do seu equipamento de tomografia computorizada (TC), dispondo o novo equipamento de tecnologia multicorte de “16 cortes”. O equipamento encontra-se nas instalações do Hospital de Nossa Senhora do Rosário e entrou em pleno funcionamento no dia 15 de Junho.

O equipamento agora instalado, embora não altere significativamente as competências do anterior, tem tecnologia mais recente, é mais eficiente, permitindo melhor qualidade e maior rapidez de aquisição de imagem e, desse modo, para além de maior segurança diagnóstica, realiza estudos com maior comodidade para os pacientes.

Com o equipamento agora instalado adquiriu-se software para realização de colonoscopia virtual, o que constitui uma nova técnica a ser implementada no Centro Hospitalar.

Em 2014 o serviço realizou perto de 15 mil exames de tomografia computorizada. Para além destes, o Serviço de Imagiologia realiza exames de radiologia convencional, mamografia, ecografia e procedimentos de intervenção guiada por imagem, dispondo para o efeito de quatro salas de radiologia convencional (uma das quais no Hospital do Montijo), três salas de ecografia, uma sala de mamografia, de equipamentos portáteis de radiologia e intensificadores de imagem para apoio cirúrgico.

Recorde-se que o CHBM dispõe de um Sistema de Comunicação e Arquivo de Imagens, designado por PACS (Picture Archiving and Comunication System), que permite o arquivo e a distribuição, por via eletrónica, das imagens em toda a Instituição. Deste modo os exames imagiológicos, bem como os respetivos relatórios, passaram a ser visualizados a partir de qualquer computador.