O Centro Hospitalar Barreiro Montijo associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança, que se celebrou ontem, através da realização de uma exposição, onde se pretende dar a conhecer alguns dos projetos desenvolvidos no Serviço de Pediatria.

O projeto “Promoção do bem-estar do recém-nascido” existe na Unidade de Neonatologia desde 2008 e visa promover a melhoria da qualidade dos cuidados prestados ao recém-nascido e à sua família. “Cuidar em Neonatologia não se baseia somente em assegurar a sobrevivência dos recém-nascidos, mas também nos cuidados centrados na família e no apoio ao desenvolvimento”, lê-se na exposição.

Na Urgência Pediátrica existe, desde 2008, o projeto “Promoção de estilos de vida saudáveis”, que passa por intervir junto do utente pediátrico com vista à melhoria dos cuidados prestados, através da elaboração e exposição de folhetos, cartazes e diaporamas sobre prevenção de acidentes e cuidados gerais a ter com a criança/adolescente.

O projeto “Construir saúde e bem-estar, uma viagem, um desafio”, implementado no Serviço de pediatria, tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida saudáveis na criança e jovem, abordando várias temáticas como a saúde oral, o sol, a febre e a obesidade.

Nesta exposição pode ainda encontrar informações sobre o trabalho desenvolvido pela equipa da Diabetes Pediátrica; a equipa docente que se encontra na sala de atividades do Serviço de Pediatria e, também, sobre o aleitamento materno. Recorde-se que o CHBM foi reconhecido como um Hospital Amigo dos Bebés, em setembro de 2012.

A exposição está patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 15 de junho.