O Centro Hospitalar Barreiro Montijo dispõe de mais uma valência. Trata-se da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Barreiro Montijo, que iniciou a sua atividade a 12 de junho de 2015, tendo a equipa feito a primeira visita domiciliária a 29 de julho.

A Unidade, denominada ACOMPANHAR, é constituída por uma equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos, com sede no Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro/CHBM, e financiada pelo Programa «Inovar em Saúde» da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem parcerias com o ACES Arco Ribeirinho, Câmara Municipal do Barreiro e Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

São destinatários os doentes em situação de doença grave ou incurável, em fase avançada e progressiva, bem como as suas famílias ou cuidadores, em contexto domiciliário. A área geográfica de influência engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

A Unidade ACOMPANHAR alcançará os seus objetivos através da prestação de cuidados domiciliários multidisciplinares aos doentes e famílias; através do funcionamento de uma “linha de apoio” telefónico para profissionais de saúde e doentes; e através da formação e sensibilização dos profissionais da região.

Visa a diminuição dos tempos de internamento em camas de doentes agudos, a diminuição do recurso ao Serviço de Urgência, a agilização da articulação com outros recursos de saúde, a melhoria da qualidade global dos cuidados prestados e aumento da satisfação dos doentes, familiares e dos profissionais de saúde.