O CHBM EPE associou-se às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorreram de 7 a 13 de outubro de 2013, e organizou uma exposição sobre o tema “Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno” e um encontro de Mães com o tema anunciado pela Direção-Geral da Saúde e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) para a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2013 designado “Apoio às mães que amamentam - Próximo, Contínuo e Oportuno”.

Neste Encontro foi abordado o projeto de certificação "Hospital Amigo dos Bebés", divulgados os testemunhos de mães que amamentam e proferida uma conferência sobre os afetos e a importância que o aleitamento materno tem no desenvolvimento emocional da criança.

Estiveram representados na abertura do Encontro a Câmara Municipal do Barreiro e o ACES Arco Ribeirinho.

DA HISTÓRIA DAS COMEMORAÇÕES DA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO ...

Em 1989 foi publicada uma declaração conjunta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), intitulada: “Proteger, promover e apoiar o aleitamento materno: o papel especial dos serviços de maternidade”. O objetivo desta declaração foi aumentar a consciencialização do papel fundamental que os serviços de saúde têm na promoção do aleitamento materno e proporcionar-lhes linhas orientadoras para informarem e apoiarem as mães de forma apropriada.

Nesta sequência, surgiu, em 1991, a iniciativa “Hospital Amigo dos Bebés” e foi criada para modificar as políticas das instituições de saúde, restabelecendo o aleitamento materno como a forma natural e “normal” de alimentação dos bebés.