Realiza uma exposição sobre o tema “Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno” e um encontro de Mães no dia 11 de outubro, às 11 horas, com o tema “Apoio às mães que amamentam - Próximo, Contínuo e Oportuno”. Este foi o lema anunciado pela Direção-Geral da Saúde e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) para a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2013.

As 10 medidas para o aleitamento materno foram estabelecidas e definidas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e são:
1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde;
2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política;
3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno;
4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento;
5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente;
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica;
7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia;
8. Dar de mamar sempre que o bebé queira;
9. Não dar tetinas ou chupetas às crianças amamentadas ao peito, até que esteja bem estabelecida a amamentação;
10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou da maternidade.

O Encontro de Mães realiza-se no Auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e poderão participar todas as mulheres grávidas e mães que estejam a amamentar. A entrada é livre e limitada à capacidade do auditório.

A exposição estará patente entre os dias 7 e 13 de outubro.

Attachments:
Download this file (2013_semanamundial_aleitamentomaterno.pdf)Programa [ ]