A Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar do Centro Hospitalar Barreiro Montijo realiza uma exposição, até ao dia 15 de maio na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Esta efeméride, que se assinala a 5 de maio, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa alertar os profissionais de saúde e gestores sobre os problemas da infeção relacionada com a necessidade de melhorar a qualidade da higienização das mãos e, ainda, promover uma discussão mais ampla sobre o assunto.

De acordo com a OMS, mais de 15.600 entidades de saúde de 164 países de todo o mundo vão participar nesta campanha global, promovendo a melhoria da prática de higiene das mãos e prevenindo os malefícios causados por infeções associadas aos cuidados de saúde.

Sob o lema "Salve Vidas: Lave as Mãos", criado em 2009, a campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos visa, em 2013, promover simultaneamente duas mensagens:

- Continuar a efetuar a monitorização da higiene das mãos. O conhecimento e a perceção de profissionais de saúde e dos gestores sobre o problema da infeção nos cuidados de saúde associados e a importância da higiene das mãos nas instituições de saúde são componentes vitais para o sucesso de qualquer campanha de higiene das mãos;

- Envolver os doentes e a família na campanha. A participação dos doentes e família é um elemento fulcral para se atingir melhorias nos cuidados de saúde, ao contribuir para um ambiente de segurança para o doente. O objetivo da OMS é que sejam identificadas as melhores formas para uma eficaz participação dos doentes e família na promoção e melhoria da higiene das mãos, de acordo com a cultura local e a abordagem da instituição.