À semelhança dos anos anteriores, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) associa-se às comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinala a 12 de maio, através da realização de uma exposição. “Combater a Desigualdade: Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1” foi o tema escolhido para este ano.

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, em 2000, a Declaração do Milénio, uma afirmação de compromisso para com os princípios fundadores das Nações Unidas.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio são o resultado da terceira parte da Declaração denominada “Desenvolvimento e erradicação de pobreza” e são os seguintes: erradicar a pobreza extrema e a fome; obter educação primária universal; promover a igualdade de género e capacitação feminina; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o VIH/SIDA, malária e outras doenças; assegurar sustentabilidade ambiental; e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Do total de objetivos mencionados, três referem-se especificamente a assuntos de saúde: reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; e combater o VIH/SIDA, malária e outras doenças.

A exposição está patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, até ao dia 15 de maio, e é composta por vários cartazes relativos a projetos de enfermagem em desenvolvimento no CHBM.