O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE realiza, ao longo deste mês, a exposição “As viagens portuguesas e o encontro das civilizações”, gentilmente oferecida por Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Nesta exposição podemos recordar as principais viagens dos descobrimentos: do Norte de África até ao descobrimento do Brasil, passando pela Madeira e Açores; África Ocidental e o Golfo da Guiné; do Equador ao Cabo da Boa Esperança; África Oriental; o caminho marítimo para a Índia; Arábia e Pérsia; Índia e Ceilão; e China e Japão.

“Os descobrimentos portugueses constituem um processo de enorme importância para o progresso da história da humanidade. Através deles Portugal contribuiu de forma decisiva para a modernidade, o conhecimento de toda a terra e o relacionamento entre os homens de todos os continentes. O papel proeminente desempenhado pelos portugueses no início da Idade Moderna resulta do pioneirismo das suas atitudes para a superação do desconhecido e a capacidade de adaptação e transformação face às múltiplas realidades com que se iam deparando por todo o mundo”, lê-se nesta mostra.

A exposição, composta por 21 cartazes com texto e fotografias, realiza-se na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, até ao dia 30 de abril.