O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE associa-se este ano à campanha pan-europeia para a prevenção do cancro da pele “Euromelanoma”, cujo objetivo é informar o público em geral sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento deste tipo de cancro.

Até ao dia 22 de junho realiza-se uma exposição, na sala de espera do edifício principal da Consulta Externa do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, alusiva à prevenção do cancro cutâneo com o título “Proteção solar e cancro de pele”.

O cancro de pele atinge todos os anos 10 000 portugueses, 1 000 dos quais com melanoma, uma das formas mais graves da doença, que irá provocar a morte de 150 destes doentes no espaço de cinco anos.

De acordo com os dermatologistas os principais sinais de alerta para um possível cancro da pele são: uma lesão de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rosada ou multicolorida; uma ferida que não cicatriza, com crostas ou sangramento; uma “pinta” preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nos bordos e cresce de tamanho.
melanoma rastreio

Até ao dia 22 de junho, entre as 14h00 e as 15h30, realiza-se ainda um rastreio para avaliação do risco de cancro da pele, nas Consultas Externas do Barreiro, feito pela equipa de enfermagem desta Unidade.

A exposição e o rastreio são organizados pela equipa de saúde da área da Dermatologia da Unidade Funcional de Consultas Externas – Barreiro.
Attachments:
Download this file (2012_expo_melanoma.pdf)Veja o cartazes em exposição [ ]