O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou, no dia 20 de outubro, o I Congresso de Logística Hospitalar “Desafios e inovação na logística hospitalar”. O evento, que contou com cerca de 200 inscrições de profissionais provenientes de mais de 50 Instituições (de saúde e outras), foi considerado um sucesso pelos participantes, que de forma unânime elogiaram a pertinência dos temas abordados e a qualidade dos oradores convidados.

congresso logistica2 v2congresso logistica1 v2congresso logistica6 v2

O Congresso foi organizado em três painéis, abordando casos e práticas de sucesso na logística; a importância das tecnologias de informação nestes processos, bem como identificou novos desafios para o futuro. Contou com a participação de 13 oradores, entre profissionais do CHBM, de outras instituições hospitalares (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital de Cascais, Centro Hospitalar de São João), de organismos centrais (Infarmed), de empresas das áreas (BIQ e Autoeuropa) e académicos (Nova School of Business and Economics).

congresso logistica3 v2congresso logistica4 v2congresso logistica5 v2

De acordo com a Diretora do Serviço de Aprovisionamento do CHBM, Dra. Vanessa Paulino, “este primeiro congresso resulta do facto da logística se constituir hoje como uma área estratégica das organizações de saúde, quer pela expressão financeira que representa no orçamento, quer pelas potencialidades de evolução e de rentabilização de recursos e tarefas”. E acrescenta: “Consideramos que o evento contribuiu para sensibilizar os presentes sobre a importância da logística no seio das organizações; para a necessidade de simplificação dos processos e de anteciparmos o futuro investindo na estratégia e planeamento”.