O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) esteve presente, no passado dia 17 de maio, na 1ª sessão do Ciclo de Projetos Inovadores da Administração Regional de Saúde (ARSLVT), com o projeto da “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos” (UDCP).

Criada a 12 de julho de 2015, a UDCP é uma equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos, de caráter multidisciplinar, que presta apoio no domicílio a doentes em situação de doença grave ou incurável, em fase avançada ou progressiva. É financiada nos primeiros três anos de atividade pelo programa “Inovar em Saúde”, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta Unidade foi criada com o objetivo de diminuir os tempos de internamento em camas de doentes agudos, de diminuir o recurso ao Serviço de Urgência e de dinamizar a articulação com outros recursos de saúde no sentido da melhoria da qualidade global dos cuidados prestados e aumento da satisfação dos doentes, familiares e dos profissionais de saúde.

O Ciclo de Projetos Inovadores da ARSLVT pretende fomentar a partilha de novos projectos inovadores com todas as pessoas que trabalham nos hospitais e nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Nesta sessão, para além do projeto do CHBM, foram apresentados dois outros projetos desenvolvidos pelo Hospital Garcia de Orta, o “Sistema de Previsão de Altas e Monitorização e Acompanhamento do Internamento” e a “Hospitalização Domiciliária”.