O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou, à semelhança de anos anteriores duas semanas de Atividades de Tempos Livres (ATL) para os filhos dos seus colaboradores. Este ano contou com a participação de 34 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos.

atl 1                        atl 2

Durante as duas semanas, que se realizaram de 11 a 15 de julho e de 8 a 12 de agosto, os jovens assistiram e participaram em várias atividades, umas de caráter mais educativo, com o objetivo de adquirirem conhecimentos úteis para o seu futuro, outras com uma maior componente de lazer e diversão.

atl 3atl 5 atl 6atl 4

As crianças e adolescentes assistiram a uma sessão de educação para a saúde sobre os cuidados que devem ter com o sol. Tiveram a visita da Academia da Proteção Civil, com quem aprenderam quais as situações de risco e o que fazer quando acontecem. Houve tempo para uma demonstração cinotécnica onde puderam ver os cães da Escola de Fuzileiros em ação. Com os bombeiros adquiriram noções básicas de incêndios, como agir numa situação de fogo e a usar extintores.

CIMG5040atl 9 v2atl 14

No dia dedicado aos primeiros socorros, aprenderam em que situações devem ligar para o 112 quais as informações a dar e ainda, a fazerem manobras de suporte básico de vida e a posição lateral de segurança.

atl 11atl 7atl 8

Durante as duas semanas ainda houve tempo para um ateliê de artes plásticas, para realizar uma aula de dançoterapia, que surpreendeu até quem não queria dançar. Houve também tempo, em julho para uma aula de yoga, e em agosto para um campeonato de jogos tradicionais. Para terminar a semana conheceram várias profissões que fazem parte de um Hospital.

atl 10
atl 12CIMG5817

O Conselho de Administração agradece a todos os colaboradores do CHBM que organizaram e realizaram esta atividade, bem como às entidades externas que participaram no ATL.