O Centro Hospitalar Barreiro Montijo renovou a sua certificação, recebida em setembro de 2012, como ”Hospital Amigo dos Bebés” com a adoção de medidas e práticas que implicam uma prestação de cuidados de qualidade e um contributo para a promoção do aleitamento materno. Há apenas 16 entidades do Serviço Nacional de Saúde com este título.

A entrega do título correspondente ocorreu em lisboa no passado dia 30 de Setembro, na Conferência Internacional sobre Aleitamento Materno cujo objetivo foi debater a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento sustentável.

Esta certificação reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivos intervir na melhoria de cuidados e na organização dos serviços e ter impacto direto no aumento da taxa de aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança.

O CHBM cumpre assim as 10 medidas que contribuem para um aleitamento materno de sucesso. Que são:
1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde;
2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política;
3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno;
4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento;
5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente;
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica;
7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia;
8. Dar de mamar sempre que o bebé queira;
9. Não dar tetinas ou chupetas às crianças amamentadas ao peito, até que esteja bem estabelecida a amamentação;
10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou da maternidade.