workshop semabrigo1workshop semabrigo2workshop semabrigo3

“Os sem-abrigo e as boas práticas do serviço social em saúde” foi o tema em discussão no workshop organizado pelo Serviço Social do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, que aconteceu no passado dia 21 de novembro e que contou com o testemunho do Diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Dr. António Bento.
A sessão foi iniciada com um momento musical proporcionado pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Esta instituição dá uma resposta social a cidadãos sem-abrigo e respetivas famílias, aproveitando a música para os ajudar a superar esta sua condição e a criar laços de socialização e de inclusão na comunidade.

Na abertura, o Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Pedro Lopes, fez uma reflexão sobre a importância das organizações de forte intervenção social, como é o caso das organizações de prestação de cuidados de saúde, segurança social, autarquias, autoridades policiais, tribunais, escolas e demais organizações da sociedade civil, desenvolverem ações articuladas e complementares, promovendo respostas integradas para melhor cuidar dos sem-abrigo.

Seguiu-se o prelector convidado, Dr. António Bento, que utilizou o seu percurso profissional como psiquiatra e a sua ação pessoal, como cidadão preocupado e sensível a este problema, para exemplificar a intervenção junto de doentes com patologia psiquiátrica e também em condição de sem-abrigo. Apresentou aos presentes algumas situações que vivenciou e identificou alguns dos projetos desenvolvidos nesse âmbito no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

A responsável do Serviço Social, Paulina Santos, reforçou a necessidade de fortalecer a intervenção da comunidade para minimizar este drama social, devendo para o efeito serem potenciadas as atuais redes locais disponíveis.

Este workshop contou com a presença do Senhor Carlos Humberto Carvalho Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Dra. Gabriela Guerreiro representante da Câmara Municipal do Montijo, de representantes das Santas Casas do Barreiro e do Montijo, de membros dos ACES da região de Setúbal, de responsáveis de várias associações da comunidade e de diversos profissionais do CHBM.