A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos Barreiro Montijo (UDCP) foi um dos projetos candidatos à 10ª Edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. A apresentação decorreu no passado dia 23 de novembro onde foram dados a conhecer vários projetos inovadores em saúde de todo o país.

A UDCP foi criada com o objetivo de assegurar cuidados paliativos de qualidade no domicílio, contribuindo assim para diminuir os tempos de internamento em camas de doentes agudos e o recurso ao Serviço de Urgência, bem como, dinamizar a articulação com outros recursos de saúde, no sentido da melhoria da qualidade global dos cuidados prestados e aumento da satisfação dos doentes, familiares e dos profissionais de saúde.

Este prémio contou também com uma exposição de pósteres onde o Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi selecionado com um cartaz com outro projeto com o tema “A Família, a Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1”.

O projeto vencedor do prémio foi a Unidade de Hospitalização Domiciliária, do Hospital Garcia de Orta.