O Dia Mundial da Higiene das Mãos comemora-se a 5 de maio e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se uma vez mais às comemorações, com uma exposição organizada pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA).

Nesta exposição estão alguns dos resultados de adesão do CHBM à campanha que agora se designa por “Estratégia Multimodal das Precauções Básicas do Controlo de Infeção” na sua 2ª componente “Higiene das mãos”, desde a sua implementação. Registou-se em 2016, entre os profissionais do CHBM, uma taxa de adesão de 81,7%, uma subida de 4% comparativamente com o ano anterior. A taxa mais elevada verifica-se nos “Enfermeiros" com 89,55%; seguida dos "Assistentes Operacionais" com 78,24%; e dos "Médicos" com 70,75%.

Esta efeméride, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta para a necessidade de diminuir as infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos. Para este ano a OMS foca a campanha no tema “Mãos Limpas Salvam Vidas”, com o slogan “Combater a resistência aos antibióticos está nas suas mãos”. Em Portugal o âmbito desta iniciativa foi alargado para promover todas as precauções básicas de controlo de infeção, no seu conjunto, alertando que não basta promover a higiene das mãos.

A exposição estará patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até ao dia 19 de maio.