equipa paliativos pediatricos1equipa paliativos pediatricos2equipa paliativos pediatricos3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) conta, a partir de dia 1 de junho, com uma Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos, a primeira da Península de Setúbal.

Os cuidados paliativos pediátricos são reconhecidos como um direito humano básico para todas as crianças/adolescentes portadoras de doença crónicas complexas limitantes ou ameaçadoras da vida.

A Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos do CHBM tem como missão assegurar cuidados paliativos de qualidade à criança e família, duma forma holística (física, psíquica, emocional, social e espiritual) e humanizada, satisfazendo as suas necessidades, preferências e desejos, sempre que possível em ambulatório, de acordo com as suas especificidades e reconhecimento da sua trajetória de doença e fase em que se encontra.

Constituída por 2 Pediatras, 2 Enfermeiros, 1 Psicólogo e 1 Assistente Social, a equipa está disponível 24 horas por dia. Funciona no Serviço de Pediatria e abrange a população pediátrica dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com idade compreendida entre os 0 e os 18.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Criança, a Equipa foi apresentada aos profissionais do CHBM e à comunidade, numa sessão que decorreu no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e que contou com a presença da Dra. Ana Lacerda, Pediatra e Oncologista no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que realizou uma conferência sobre “Cuidados Paliativos Pediátricos: recomendações e enquadramento legal”.