O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o ACES Arco Ribeirinho apresentaram uma candidatura ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se destina a fomentar a articulação e a integração entre prestadores de cuidados de saúde.

Com este Programa pretende-se desenvolver iniciativas conjuntas de mudança organizacional, que assegurem elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços.

O CHBM e o ACES Arco Ribeirinho candidataram 5 projetos a este Programa: Intervenção Comunitária em Saúde Mental; Intervenção Integrada para a Promoção da Saúde em Patologia Crónica Não Transmissível - Academia de Movimento CHBM ACES Arco Ribeirinho; Sistema de Alerta para Doentes em Risco; Sistema de Alerta Oncológico; e Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos.

O projeto “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” tem como principais objetivos, entre outros, melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de saúde mental, promover a articulação entre os vários prestadores de cuidados de saúde e garantir formação técnico-científica aos vários intervenientes na prestação de cuidados em saúde mental. Este projeto inclui ainda o programa iCosmmos – Intervenção Comunitária em Saúde Mental, um programa piloto para os utentes dos concelhos do Montijo e Alcochete, que opera através de uma plataforma online, oferecendo serviços de consultoria para Médicos de Família, Técnicos de Instituições Sociais Parceiras, Utentes e Familiares, de forma a agilizar a comunicação entre as várias estruturas comunitárias.

Com o programa de "Intervenção Integrada para a Promoção da Saúde em Patologia Crónica Não Transmissível- Academia de Movimento CHBM ACES Arco Ribeirinho " o CHBM e o ACES Arco Ribeirinho pretendem aumentar o número de exames e tratamentos realizados nas duas Instituições; promover a atividade física e a alimentação saudável; diminuir o número de comorbilidades associadas às patologias; e promover a aproximação entre os vários níveis de cuidados e a comunidade. Este projeto prevê a criação de Academias do Movimento e do Gestor do Utente.

O Sistema de Alerta para Doentes em Risco prevê reduzir os internamentos, consultas e urgências hospitalares evitáveis através do desenvolvimento e implementação de um sistema de alerta para o risco de utilização frequente evitável em grandes utilizadores de cuidados de saúde. Tem como objetivos identificar os utilizadores frequentes; desenvolver um sistema de alertas sobre o risco de internamento e urgências evitáveis dirigidos às equipas de família; e implementar o sistema de alertas nas unidades funcionais de cuidados de saúde primários do ACES Arco Ribeirinho.

Com o Sistema de Alerta Oncológico (SAO) pretende-se desenvolver um sistema de alerta precoce e de seguimento, através da criação de uma solução informática que permita uma gestão eficiente e partilhada da informação. Esta solução visa monitorizar o circuito do doente oncológico, estabelecer pontos de controlo e gerir eficientemente os recursos. Este projeto prevê, ainda, a criação de equipas responsáveis pela gestão do percurso do doente oncológico.

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) prevê a prestação de cuidados paliativos na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, reduzindo o número de admissões na Urgência e o número de internamentos hospitalares. Os cuidados serão garantidos por um grupo multidisciplinar e multiprofissional constituído por elementos das duas instituições, trabalhando como uma equipa única.