dia criancadia crianca1dia crianca2

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo promoveu, no passado dia 10 de junho, um “Hospital da Brincadeira” para assinalar o Dia Mundial da Criança, uma atividade inserida no projeto “Brincando & Aprendendo” que desenvolve iniciativas dirigidas aos filhos dos funcionários. Cerca de 40 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 13 anos passaram uma manhã diferente e muito divertida.

Com o objetivo de dissipar alguns medos e desmistificar uma ida ao hospital, os mais pequenos puderam levar o seu “amiguinho” a uma visita completa. Após a triagem, passaram por gabinetes de consulta onde alunos de Enfermagem e Médicos Internos observaram estes utentes únicos e diagnosticaram doenças especiais que só se tratam com miminhos e abracinhos!

dia crianca3dia crianca4dia crianca5

Além destes gabinetes, a Patologia Clínica e a Imagiologia foram imprescindíveis para ajudar a chegar a um diagnóstico mais preciso. Houve ainda tratamentos de Fisioterapia e até um Bloco Operatório que tratou dos “amiguinhos” que precisavam de uma cirurgia.

Noutro espaço estavam alguns médicos e enfermeiros que integram a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHBM, para ensinar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) aos participantes. Houve também oportunidade de visitar a viatura e conhecerem o trabalho realizado por estes profissionais.

dia crianca6dia crianca7dia crianca8

No exterior encontrava-se, ainda, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública. Os dois bombeiros presentes mostraram a viatura, o material e os equipamentos disponíveis e falaram sobre o trabalho realizado.

Esta foi uma manhã com muita brincadeira que animou não só os mais pequenos, mas também os pais presentes!