alcool17 1alcool17 2alcool17 3

O Serviço de Medicina Interna realizou, no passado dia 3 de julho, uma sessão sobre “Tratamento das Doenças Associadas ao Álcool: o caminho para a abstinência alcoólica”. Esta sessão foi a primeira de um ciclo, que decorrerá no presente ano e durante o ano de 2018, e teve como principal objetivo alertar os profissionais de saúde para a problemática da doença alcoólica.

A doença alcoólica é um grave problema de saúde pública, transversal a todas as especialidades, o que motivou os Serviços de Medicina Interna e de Psiquiatria a formarem um grupo de trabalho multidisciplinar, com vista à abordagem e tratamento destes doentes, nas suas múltiplas vertentes.

Durante a manhã foram vários os temas abordados, tais como o álcool enquanto um problema de saúde pública e a doença hepática alcoólica. Houve ainda tempo para falar sobre a Rede de Referenciação Local, com palestras sobre as atividades realizadas nos Centros de Respostas Integradas (CRI), nomeadamente pela equipa do Barreiro, ou pela Unidade de Alcoologia de Lisboa.

A sessão contou com a participação de alguns palestrantes externos, entre os quais a Professora Doutora Helena Cortez Pinto, o Professor Doutor Rui Tato Marinho, ambos do Hospital de Santa Maria; o Dr. Filipe Calinas do Hospital dos Capuchos; a Dra. Helena Raposo do CRI (Barreiro); e a Dra. Ana Croca da Unidade de Alcoologia de Lisboa.

Este encontro, que decorreu no Auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, contou com a presença de inúmeros profissionais do CHBM, de várias categorias profissionais e serviços.