reuniao 1semestre1reuniao 1semestre2reuniao 1semestre3

O Conselho de Administração, no passado dia 25 de julho, reuniu com os seus colaboradores para apresentar os resultados da atividade desenvolvida no primeiro semestre, no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).

A apresentação do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Pedro Lopes, destacou a taxa de execução do Contrato Programa no 1º semestre de 2017 de 99,2% das metas assumidas em termos de atividade assistencial contratada.

O CHBM registou um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial, com mais consultas efetuadas, mais doentes tratados nos serviços de internamento e mais cirurgias realizadas. Na atividade de urgência, como desejável, não se verificou crescimento.

O Conselho de Administração reconheceu e enfatizou o esforço meritório dos profissionais no sentido de melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde hospitalares, concretizado pelos resultados alcançados nos indicadores de acessibilidade da consulta externa, cirurgia e urgência. Concretamente, e no que à consulta externa diz respeito, verificou-se uma redução superior a 100 dias no tempo médio de espera para primeira consulta de Oftalmologia, Urologia e Ginecologia, comparativamente a junho de 2016.

Analisado o acesso aos cuidados de saúde cirúrgicos, verifica-se a redução do tempo de espera para cirurgia, o aumento de doentes com patologia oncológica operados em tempo adequado, a diminuição dos doentes que aguardam cirurgia para além do “Tempo Máximo de Resposta Garantido”, bem como, dos que aguardam cirurgia há mais de 12 meses.

Foi ainda realçada a redução do tempo médio de espera para observação médica no Serviço de Urgência, circunstância que permitiu aumentar a percentagem de utentes atendidos dentro dos tempos alvo do sistema de “Triagem de Manchester”, traduzindo a marcada redução do tempo para primeira observação, que em média se situa desde janeiro/2017 abaixo dos limiares máximos previstos.

O desempenho dos profissionais dos Serviços de Ginecologia e Obstetrícia mereceu destaque especial por ter permitido o incremento do número de partos realizados no CHBM em 9,8%, tendo-se alcançado o número de 749 bebés nascidos no período em análise.

Na área dos Recursos Humanos, foi salientado o aumento do número de profissionais a exercer funções no CHBM, contando atualmente com mais de 1.700 colaboradores, ou seja, mais 86 do que no período homólogo.

Os resultados obtidos no 1º semestre de 2017 só foram possíveis com o trabalho de todos os profissionais do CHBM, cujo empenho e dedicação permitiu fazer a diferença, porque: Juntos Cuidamos!