O Barómetro de Internamentos Sociais é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) com suporte da EY (Ernst & Young, S.A.), com a qual se pretende monitorizar o prolongamento dos internamentos para além da alta clinica, problema com que se deparam as unidades hospitalares e que frequentemente está relacionado com a incapacidade das famílias acolherem o utente ou também pela resposta exígua por parte da comunidade onde o utente se insere.

O prolongamento do internamento hospitalar, para além do período clinicamente necessário, expõe os utentes a riscos e complicações de saúde evitáveis, de que são exemplos as infeções nosocomiais, a malnutrição, as depressões, entre outros.

Este Barómetro servirá assim de instrumento, não só para dar relevo à problemática destes internamentos, mas também para fomentar o desenvolvimento de ações conjuntas que minimizem o seu impacto.

Considerando a pertinência e atualidade do tema, o CHBM associou-se ao projeto tendo designado a Dra. Paulina Santos, Responsável do Serviço Social, como “Coordenadora Local”. No presente dia 2 de outubro é efetuada a recolha de dados do volume de doentes internados no Centro Hospitalar, a partir dos quais se apura o volume de dias de internamento social, ou seja, doentes com alta clínica, mas que permanecem internados nos Hospitais do Barreiro e do Montijo.

A participação de cada Hospital é voluntária e é feita em 5 fases: nomeação de um coordenador local; preparação para a recolha de dados; recolha de dados; divulgação reservada de dados individuais; divulgação pública de dados agregados. A recolha dos dados é feita por cada instituição participante e serão introduzidos numa plataforma online.

A divulgação dos resultados nacionais será efetuada nos dias 20 e 21 de outubro na “3.ª Conferência de Valor da APAH”.