“Alimentação e Nutrição: entre a ciência e a moda” é o tema da exposição organizada pelo Serviço de Nutrição e Alimentação para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.

Com esta exposição, que se realiza até ao dia 29 de outubro na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, o Serviço de Nutrição e Alimentação pretende informar e esclarecer os utentes e a comunidade em geral sobre alguns temas da atualidade como a lactose, o glúten, as sementes, o ovo, as bebidas energéticas e dietas hiperproteicas (ex. Dieta Paleolítica), desmistificando alguns conceitos associados.

O Serviço desempenha as suas ações nas áreas da alimentação e nutrição hospitalar (utentes e colaboradores) nas suas vertentes hoteleira; clínica e de ensino, formação (interna e externa) e investigação.

No âmbito das comemorações desta efeméride, e com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis aliando uma alimentação variada, equilibrada, completa e sustentável à prática de exercício físico, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo organiza ainda uma aula de zumba, para os profissionais da Instituição.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, dia em que foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO). Celebra-se desde 1981 com o objetivo de consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.