dia paliativos1dia paliativos2dia paliativos3














O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se às comemorações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala a 14 de outubro, com diversas iniciativas.

Durante o corrente mês de outubro e até ao dia 7 de novembro decorre, no Auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, um Curso Básico de Cuidados Paliativos para enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, assistente espiritual, assistentes operacionais e voluntários, que tem como objetivo capacitar estes profissionais para a sua intervenção na qualidade dos cuidados prestados aos doentes paliativos que estejam ou não em fim de vida, bem como aos seus familiares.

No primeiro dia do curso, a 16 de outubro, realizou-se o Seminário “Enfermagem Paliativa - Identificação de doentes com necessidades paliativas e o papel do enfermeiro”, encontro que contou com a presença de vários profissionais de renome na área dos cuidados paliativos: Enfermeira Sílvia Alminhas, da Ordem dos Enfermeiros; Enfermeiro Ricardo Silva, da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos; Professor Doutor Manuel Luís Capelas, do Observatório Português de Cuidados Paliativos; Enfermeira Emília Fradique, da Associação de Enfermagem de Cuidados Continuados e Paliativos e Enfermeira Sandra Neves, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

No âmbito destas comemorações, está ainda previsto um “Workshop sobre Dor”, no dia 23 de outubro, dirigido a enfermeiros, médicos e farmacêuticos, que visa capacitar os profissionais de saúde para a avaliação, controlo e tratamento da dor, de que será preletor o Dr. Paulo Pina, médico especialista de Medicina Interna e Mestre em Cuidados Paliativos.

Para assinalar esta data, no dia 16 de outubro, foram lançados 84 balões que correspondem ao número de meses desde a inauguração da Unidade de Cuidados Paliativos do CHBM. Este ato simbólico contou com a presença de profissionais que trabalham ou trabalharam na Unidade; de doentes atualmente internados naquele serviço e respetivos familiares; e de familiares que foram cuidados na Unidade. Os elementos do Conselho de Administração também se juntaram a esta iniciativa.