dia mundial diabetes1dia mundial diabetes2dia mundial diabetes3

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado a 14 de novembro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associou-se, uma vez mais, às comemorações com a promoção de diversas iniciativas focadas na prevenção e na doença.

A equipa do Hospital de Dia de Diabetologia, em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho, realizou um rastreio da diabetes. Durante a manhã, dividiram-se entre o Mercado Municipal 1.º de Maio e o Edifício das Consultas Externas do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro. Ao longo deste período realizaram um total de 105 rastreios, sendo que 34 eram mulheres e 71 homens. Foram identificados 11 casos com valores de glicémia alterados, tendo sido encaminhados para a consulta da especialidade.

Também o Serviço de Pediatria se juntou às comemorações desta efeméride, com uma iniciativa para os utentes pediátricos portadores da doença. Os mais pequenos tiveram a oportunidade de se divertir através de um jogo de realidade virtual que lhes trouxe novas experiências e as levou a imaginar mundos para além daqueles que conhecem. Houve também tempo para um lanche saudável.

No CHBM, as comemorações contaram ainda com a organização das IV Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, nas quais estiveram presentes mais de 170 participantes, e terminam com uma manhã de trabalho com os utentes e familiares seguidos na Instituição, a 30 de novembro.

Instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da doença no mundo, o Dia Mundial da Diabetes visa consciencializar e divulgar as ferramentas para a prevenção. É assinalado em memória da data de aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em 1922.

Diabetes jornadas2Diabetes jornadas1Diabetes jornadas3