dia antibiotico4dia antibiotico2dia antibiotico1

O Dia Europeu dos Antibióticos comemora-se a 18 de novembro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo associou-se às comemorações com a promoção de um workshop, organizado pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA), para alertar e sensibilizar sobre o uso destes medicamentos.

Pela importância do tema das resistências dos microrganismos aos antibióticos e suas implicações a nível global, a Organização Mundial da Saúde associou-se às comemorações nos últimos três anos, assinalando a Semana Mundial dos Antibióticos, que aconteceu de 13 a 19 de novembro. O Dia Europeu dos Antibióticos tem como principal objetivo sensibilizar para a utilização correta destes medicamentos, o que é uma responsabilidade de todos, cidadãos e profissionais de saúde.

No sentido de alertar as novas gerações sobre esta problemática, participaram neste workshop uns convidados muito especiais. Uma turma do 1.º ciclo da Escola Básica e Jardim de Infância nº 1 da Telha Nova de Santo André - Barreiro mostrou aos profissionais de saúde presentes um cartaz com o lema “O nosso futuro depende das vossas ações no presente”, trabalho desenvolvido em conjunto com a organização do evento. Está ainda patente, no corredor principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, uma exposição com desenhos feitos por estas crianças para mostrar a sua visão sobre a importância dos antibióticos.

dia antibiotico3dia antibiotico5dia antibiotico6

Tendo em conta a mensagem passada pelos mais pequenos, a eficácia dos antibióticos é uma responsabilidade de todos. Durante a sessão, o Dr. Paulo André Fernandes, coordenador do GCL-PPCIRA do CHBM salientou a importância de uma prescrição criteriosa de antibióticos. Alertou que, por dia, morrem cerca de 2 mil pessoas no mundo e 2 a 3 doentes em Portugal devido a infeções por microrganismos multirresistentes. Se a tendência continuar, a resistência a estes medicamentos será a principal causa de morte no mundo em 2050, estimando-se que 10 milhões de pessoas morrerão por ano.

No CHBM, este problema também é alvo de atenção através do cumprimento de boas práticas de controlo da infeção, as quais têm permitido que as infeções por microrganismos mais resistentes aconteçam ainda de forma esporádica. Relativamente ao consumo de antibióticos reforça-se a necessidade da sua utilização racional, nomeadamente dos antibióticos de mais largo espetro.