vmer nova1vmer nova2vmer nova3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu ontem, 22 de novembro, uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), numa cerimónia que decorreu no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e do Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Meira.

Nesta cerimónia, o INEM entregou 22 novas viaturas a várias unidades hospitalares, tendo a chave da VMER do CHBM sido entregue ao Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Pedro Lopes.

A VMER do Centro Hospitalar Barreiro Montijo é a 44º viatura existente no país. Iniciou a sua atividade às 00h00 do dia 11 de abril de 2016 e está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM.

Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100%, a VMER registou 3.488 saídas, até ao dia 31 de outubro, com intervenção em CODU-Mar; Via Verde AVC; Via Verde Coronária; Via Verde Trauma, tendo ainda participado em simulacros.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinadas ao transporte rápido de uma equipa, composta por um médico e um enfermeiro, ao local onde se encontram os doentes, vitimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento dos doentes, durante o transporte, até ao Hospital.