prematuros1prematuros2prematuros3

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu um encontro com o tema “Promoção do neurodesenvolvimento do pré-termo: o hospital e as equipas de intervenção precoce”, no passado dia 17 de novembro.

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de saberes entre os profissionais do CHBM e das Equipas de Intervenção Precoce e de promover boas práticas para otimização do neurodesenvolvimento do pré-termo, a manhã de trabalho focou diferentes áreas como: o Sistema Nacional de Intervenção Precoce e Prematuridade; a vivência da Unidade de Neonatologia do CHBM; a abordagem focada na família; a Consulta de Neurodesenvolvimento e Risco Perinatal; estratégias para a otimização do processo de autonomia alimentar; e a estimulação motora e cognitiva dos prematuros.

Participaram na sessão cerca de 90 profissionais, contando com vários elementos das Equipas de Intervenção Precoce e diversos profissionais do CHBM entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.

No Dia Mundial da Prematuridade foi também assinalado o início do “Projeto Migos” na Unidade de Neonatologia do CHBM, com a entrega do primeiro de polvo feito em crochet. Este, é um projeto importado da Dinamarca que partiu de um grupo de investigadores que viu nos tentáculos do polvo a semelhança ao cordão umbilical. Estes polvos ajudam na estabilização do estado de saúde dos prematuros internados, acalmando-os, ajudando a regularizar a frequência respiratória e cardíaca, evitando que eles retirem fios de monitores e exteriorizem sondas de alimentação.