A “Gestão Integrada de Utilização do Hospital de Dia de Oncologia”, projeto implementado no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), na área da gestão dos cuidados de saúde ao doente oncológico, foi um dos 11 selecionados, de entre 47 projetos nacionais, para apresentação oral na 11ª Edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. A apresentação decorreu no passado dia 23 de novembro onde foram dados a conhecer vários projetos inovadores em saúde de todo o país.

O projeto apresentado pelo CHBM consiste numa aplicação informática, o GICO, que tem como principal objetivo conseguir uma gestão integrada de utilização do Hospital de Dia, agendando os tratamentos, otimizando a ocupação dos cadeirões e promovendo um canal de comunicação em tempo real entre a equipa de enfermagem e os Serviços Farmacêuticos. A utilização desta aplicação contribui desta forma para uma gestão eficiente e eficaz dos recursos materiais e humanos, desde a prescrição até à administração da terapêutica. Permite ainda a poupança mensal de cerca de 50.000€ em medicamentos.

A temática para a edição de 2017 do Prémio de Boas Práticas em Saúde foi “Inovação Organizacional nos Cuidados de Saúde” orientada segundo três eixos principais: Promoção, Prevenção e Prestação, tendo saído vencedor o projeto apresentado pelo Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, “Reorganização da área de ambulatório do IPO Porto”.