projetos aces inicio1projetos aces inicio2projetos aces inicio3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o ACES Arco Ribeirinho reuniram no passado dia 29 de novembro, para dar inicio aos trabalhos de desenvolvimento dos projetos submetidos ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se destina a fomentar a articulação e a integração entre prestadores de cuidados de saúde.

Em conjunto, as duas Instituições submeteram 5 projetos a este Programa: Sistema de Alerta para Doentes em Risco; Intervenção Comunitária em Saúde Mental; Intervenção Integrada para a Promoção da Saúde em Patologia Crónica Não Transmissível - Academia de Movimento CHBM ACES Arco Ribeirinho; Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos e o Sistema de Alerta Oncológico. Todos os projetos foram aprovados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e três obtiveram financiamento por parte da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O “Sistema de Alerta para Doentes em Risco” é um projeto que visa a redução dos internamentos, consultas e urgências hospitalares evitáveis. Pretende identificar os utilizadores frequentes e desenvolver um sistema de alertas sobre o risco de internamento e urgências evitáveis, dirigidos às equipas de família. Prevê-se, ainda, implementar o sistema de alertas nas Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários.

Com o projeto de “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” pretende-se melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de Saúde Mental, promover a articulação entre os vários prestadores de cuidados de saúde e garantir a formação técnico-científica dos vários intervenientes na prestação de cuidados nesta área.

O programa de "Intervenção Integrada para a Promoção da Saúde em Patologia Crónica Não Transmissível: Academia de Movimento CHBM - ACES Arco Ribeirinho" visa aumentar o número de exames e tratamentos realizados nas duas Instituições, e aumentar a promoção da atividade física e da alimentação saudável. Prevê-se a diminuição do número de comorbilidades associadas à patologia degenerativa osteoarticular, patologia respiratória crónica e diabetes.

A “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP)” prevê a prestação de cuidados na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, reduzindo o número de admissões na Urgência e o número de internamentos hospitalares. Os cuidados serão garantidos por um grupo multidisciplinar e multiprofissional constituído por elementos das duas Instituições, trabalhando como uma equipa única.

Com o “Sistema de Alerta Oncológico” (SAO) pretende-se desenvolver um sistema de alerta precoce e de seguimento, através utilização de uma aplicação informática que permita uma gestão eficiente e partilhada da informação de forma a monitorizar o circuito do doente oncológico, estabelecer pontos de controlo e gerir eficientemente os recursos. Este projeto prevê, ainda, a criação de equipas responsáveis pela gestão do percurso do doente oncológico.

Os projetos “Intervenção Comunitária em Saúde Mental”, “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP)” e "Intervenção Integrada para a Promoção da Saúde em Patologia Crónica Não Transmissível: Academia de Movimento CHBM - ACES Arco Ribeirinho" apresentam um valor global de 650.000€, sendo 85% deste valor cofinanciado pela ACSS.

Este Programa constituirá um efetivo incentivo à promoção de iniciativas conjuntas e articuladas de mudança organizacional com o objetivo de assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços de saúde e, bem assim, das entidades da sociedade civil que se juntaram a este projeto como parceiros.