diabetes manha utentes1diabetes manha utentes2diabetes manha utentes3

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, o auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro recebeu, no passado dia 30 de novembro, cerca de 50 utentes e familiares para uma Manhã de Trabalho, organizada pela Unidade Integrada de Diabetes (UID) do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo (CHBM) e o ACES Arco Ribeirinho.

Este encontro, que já vai na quinta edição, contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Pedro Lopes, e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Dr. Frederico Rosa, que se associaram a mais uma iniciativa de promoção para a saúde, no âmbito da interação das Instituições com a comunidade.

A manhã de trabalho começou com a atuação da Banda Fixe, da qual fazem parte dois utentes diabéticos seguidos no CHBM, que ao longo da manhã foram animando os utentes e seus familiares. Os presentes realizaram uma sessão de movimento com a Fisioterapeuta Berta Horta do CHBM e assistiram ao programa de “Prós e Contras” dedicado à temática da Diabetes, que teve como principal objetivo manter os utentes e seus familiares informados e atualizados.

O programa “Prós e Contras”, para além de abordar as questões da Insulinoterapia e da terapêutica com Antidiabéticos Orais, passou igualmente pelo exercício, alimentação saudável, autovigilância e autocontrole, benefícios da adesão à terapêutica e dicas para uma boa gestão da doença, terminando com um painel sobre as complicações crónicas da Diabetes. Uma atividade teatralizada por nutricionistas, fisioterapeuta, enfermeiros e médicos, em que cada elemento assumiu uma personagem.

Ana Insulina da Silva, Laurinda dos Remédios Orais, Dona Ana Vigilância Picadas, Joana da Alimentação Saudável, Jerónima em Forma e Hidratada, Natércia Exemplar, Fernanda Seca Renal, Carina Coração Fraquinho, Deonilde Má Visão, Graciete Complicada da Perna e Pé, e Berta Exercício foram as personagens presentes, que transmitiram de uma forma lúdica assuntos sérios, havendo lugar a perguntas e interação com os participantes.

Este foi um momento gratificante para todos, sempre diferente, com o objetivo de manter os utentes informados e atualizados. Uma parceria entre Instituições e a comunidade que encerrou as iniciativas dinamizadas no mês da Diabetes.